A importância de pedir estudos económicos se se candidatar a um projeto de investimento

Publicado em

Investir não pode ser feito de ânimo leve. Tudo o que implique dinheiro tem de ser feito de forma pensada, com conta, peso e medida, de forma a não correr mal e comprometer o futuro da sua empresa. É assim em várias vertentes, nomeadamente nas candidaturas a projetos de investimento. Independentemente do seu projeto, é importante que a sua candidatura tenha por base estudos económicos sustentados.

Os estudos económicos permitem avaliar a viabilidade da sua ideia ou projeto, estimando o investimento necessário para as várias fases do seu desenvolvimento, desde a ideia à concretização, passando pela sua implementação até à fase de cruzeiro.

 

Porque são necessários os estudos económicos?

Os estudos económicos permitem também saber qual será o real impacto do projeto de investimento a que está a candidatar-se, seja para o futuro da sua empresa, seja na economia real, incluindo o retorno que vai trazer e os postos de trabalho que pode eventualmente permitir criar.

Por outro lado, e não menos importante, os estudos económicos permitem reduzir substancialmente o risco do investimento, o que é extremamente importante para si, que está a investir o seu dinheiro, e para a entidade externa que o está a apoiar. É uma vertente mesmo vital, numa altura em que voltam a estar em destaque os projetos financiados por fundos comunitários, nomeadamente o Portugal 2020.

 

Investir com os pés bem assentes no chão

Investir deve hoje ser feito de uma forma sustentada, com as ideias bem assentes e de forma sustentada por dados da economia real. Os estudos económicos ajudam a que os investimentos tenham um impacto real na economia e não no seu bolso, caso não obtenham os resultados desejados.

Para concorrer ao Portugal 2020 ou a outros projetos de investimento, deve sempre primeiro aconselhar-se junto de uma empresa de contabilidade para saber quais os estudos económicos de que vai necessitar para a sua candidatura.

 

Para saber mais sobre estudos económicos, contate-nos!

 

Tags: , ,


Quem leu este artigo também leu

Contabilidade, um aliado na Gestão da sua empresa!

Saber Mais
Gestão de Recursos Humanos, o que a Napconta pode fazer por si!

Gestão de Recursos Humanos, o que a Napconta pode fazer por si
Saber Mais
Se tem uma empresa, estas são 5 razões para ter um Serviço de Contabilidade!

Contabilidade
Saber Mais