Conhece a necessidade do cumprimento de obrigações fiscais?

Publicado em

Todos os contribuintes com rendimentos têm obrigações para com o Fisco. O cumprimento de obrigações fiscais é obrigatório, tem datas limite que têm de ser escrupulosamente cumpridas e acarreta sanções para os incumpridores.

Estas regras aplicam-se tanto a contribuintes individuais, como coletivos, nomeadamente empresas, associações e outras entidades de direito público ou privado. O espírito destas normativas insere-se na obrigação coletiva de todos contribuírem para o bem comum através do cumprimento de obrigações fiscais, sejam taxas, impostos ou outro tipo de contribuições.

 

Porque é tão importante o cumprimento de obrigações fiscais?

Há o dever de entregar as declarações relativas a rendimentos e de liquidar as respetivas quantias, correspondentes aos impostos e taxas a liquidar. Importa referir que a entrega atrasada das declarações contributivas acarreta coimas, que, em alguns casos, podem ser significativas.

Além disso, a falta de pagamento das contribuições devidas dentro dos prazos legais implica a liquidação da mesma quantia, acrescida de juros, e ainda o pagamento de uma coima, cujo valor pode ir até um terço do valor em dívida.

 

O que são execuções fiscais e o que implicam?

Quando um contribuinte, seja individual ou coletivo, falha o cumprimento de obrigações fiscais, ou seja, o pagamento dos impostos ou taxas devidas nos prazos indicados, o Fisco emite uma execução fiscal, que é uma forma coerciva de exigir do contribuinte o pagamento do valor devido.

Além do valor propriamente dito, na execução fiscal vem ainda explícito a quantia relativa aos juros de mora. Mais tarde, será emitida uma nova notificação para o pagamento da coima respetiva.

Importa ainda alertar para o fato do não pagamento da dívida em execução fiscal no prazo de 30 dias, poder acarretar penhoras de bens e rendimentos e, em último caso, o arresto de bens. O cumprimento de obrigações fiscais é um imperativo comum e não deve ser descurado.

 

Para saber mais sobre o cumprimento de obrigações fiscais consulte-nos!

Tags: , , ,


Quem leu este artigo também leu

Quer iniciar a atividade da sua empresa? Fale connosco!

Quer iniciar a atividade da sua empresa? Fale connosco!
Saber Mais
Importância da contabilidade na prestação de serviços para Startups

Importância da contabilidade na prestação de serviços para Startups
Saber Mais
Guia de Contabilidade para uma Nova Empresa

Saber Mais