Guia de Contabilidade para uma Nova Empresa

Publicado em

Se vai iniciar uma nova empresa, fique atento ao guia de contabilidade para uma nova empresa, que preparamos para si. Pois a contabilidade é um ponto bastante importante.

Construir uma nova empresa envolve muitos processos, que não estão apenas relacionados com o produto ou serviços que a empresa vende. Há que pensar também na concorrência e na forma como o produto ou serviço irá destacar-se.

O que é necessário para criar uma empresa?

É essencial recorrer a contabilistas ou Técnicos Oficiais de Contas para ajudar na criação da empresa. Para além de ser necessário, ter um profissional certificado a validar a contabilidade da empresa.

Deve apresentar alguns documentos obrigatórios como: nome, número de inscrição na respetiva Ordem, NIF e domicílio profissional.

Para além de ter de decidir a forma jurídica da sua sociedade, terá também de decidir qual a denominação social que pretende. Existem denominações já aprovadas – que agilizará o projeto – ou pode também optar por criar uma nova, que terá de ser aprovada pelo Registo Nacional de Pessoas Coletivas. Se optar por esta última forma, terá de criar, juntamente com o seu ou sua contabilista, um Certificado de Admissibilidade.

Serviço de contabilidade para empresa: o que inclui?

A pessoa contratada para realizar os serviços de contabilidade poderá tratar de todos os documentos para registo e constituição da empresa, bem como apoiar o licenciamento do seu negócio. Para além disso, poderá acompanhar clientes no momento da criação da mesma.

É importante ter em atenção modelo fiscal para a empresa e escolher o regime de contabilidade pretendido e em função do volume de negócios. O regime de contabilidade organizada é obrigatório para todas as empresas constituídas por sociedade ou se o volume de negócios ultrapassar os 200.000 euros. Se for o caso contrário deve optar pelo regime simplificado.

O financiamento para o seu negócio é outro ponto em que se deve focar antes de iniciar a atividade. Para além de pedidos de empréstimos bancários, há muitas outras opções para obter financiamento, tais como subsídios estatais, como por exemplo do IEFP.

Em relação à questão da fiscalidade, é a sua empresa de contabilidade que também trata de assuntos de fiscalidade (IRS, IRC, IVA, IES), segurança social, gestão pessoal, processamento de vencimentos e relatório único. É também fulcral haver alguém responsável por apresentar os balanços e contas da empresa, analisar e propor melhorias.

Profissionais de contabilidade também devem ser braços direitos no seu negócio. Para além de ser especialmente importante na fase inicial da empresa para auxiliar em processos mais burocráticos, podem também ajudar a escolher a melhor estratégia e direção a tomar em termos financeiros, evitando erros e aconselhando da melhor forma.

Na NapConta estamos ao seu dispor para o ajudar em todo esse processo.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Para que servem os Estudos Económicos?

Estudos Económicos
Saber Mais
O que esperar de um bom serviço de contabilidade?

Serviço de Contabilidade
Saber Mais
Serviço para Startups, saiba como podemos ajudá-lo!

Saber Mais