O que preciso para começar uma Startup?

Publicado em

Em primeira instância, uma startup, em contexto empresarial, é um termo aplicado a jovens empresas, que estejam a iniciar a sua atividade, com um conceito inovador, independentemente da área ou do setor em que estas atuam. As startup têm um modelo de negócio que permite uma evolução, assim como uma replicação do mesmo modelo.

 

Requisitos para uma Startup:

Uma startup, como em qualquer modelo de negócios, deve apresentar e reunir várias condições para que possa desenvolver e prosperar no mercado, cada vez mais competitivo.

  • Conceito inovador – este aspeto é algo extremamente importante, mas também onde reside o maior risco, pois como se trata de algo novo, é difícil fazer uma avaliação de risco mais concreta;
  • Recorrer à utilização de novas tecnologias, de forma a ser consistente com o crescimento da era moderna, assim como com as necessidades de quem as utiliza;
  • Apresentar um forte de crescimento;
  • Ser facilmente escalável.

 

Etapas de criação de uma Startup:

  • Validar a ideia assim como o próprio conceito
  • Criar um plano de negócios
  • Procurar programas de apoio à criação deste tipo de empresas.

 

Programas de apoio na criação da sua Startup:

Este tipo de programas servem para apoiar e ajudar na fase mais inicial do projeto. Servem de impulso para o seu lançamento e expansão.  Através destes eventos e programas conseguirá obter formação à sua medida e à medidas das suas necessidades e investimentos.

São também ótimas oportunidades para criar um bom suporte e rede de contactos, assim como dar a conhecer o seu projeto a possíveis investidores.

 

  • Programa de Aceleração de Startups do UPTEC – programa destinado a startups na área da tecnologia, das ciências. O programa inclui workshops, eventos de networking e sessões de pitch – apresentação do projeto. Tem como principal objetivo é dotar os empreendedores de conhecimentos e de ferramentas que lhes permita desenvolver as suas ideias, de forma mais sólida e consistente, dando a conhecer quais os principais desafios da criação de uma empresa.
  • Arrisca C – concurso promovido pela Universidade de Coimbra, este apresenta-se como o mais indicado para empreendedores que ainda se encontram em fase embrionária, ou seja, tem apenas a ideia. O conceito é o de estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio, que permitam originar novas empresas ou até mesmo produtos. Dessa construção de ideias e sequência de pensamentos, poderá até resultar de uma ideia para uma startup.
  • Concurso Nacional de Ideias – programa organizado por várias universidades, assim como outras instituições de ensino, formando uma  parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. O principal conceito é estimular jovens entre os 18 e os 35 anos, de forma desenvolverem ideias de negócio inovadoras.
  • 3DS – programa internacional que passa por várias cidades do mundo. O seu conceito é simples e direto: criar uma startup de base tecnológica, em apenas três dias. Mesmo que a empresa não seja realmente iniciada, a sua base é financiada e apoiada.

 

 Ao seu dispor tem vários programas de formação que lhe permitem desenvolver a sua ideia de forma estruturada e fundamentada. Atualmente existem também vários fundos e apoios financeiros para este tipo de iniciativas. Informe-se e procure os programas mais adequados à sua ideia, assim como profissionais qualificados para o ajudarem a criar uma estrutura mais sólida. Não hesite em dar o passo certo para o sucesso da sua carreira profissional!

Tags: , , ,


Quem leu este artigo também leu

A importância de fazer estudos económicos de viabilidade

estudos económicos de viabilidade
Saber Mais
Abra uma Empresa de Sucesso!

Saber Mais
O que são dividendos na contabilidade da sua empresa?

Saber Mais