Os dividendos na contabilidade da sua empresa de forma resumida, no fundo serve para os sócios e os acionistas receberam uma parte do lucro da sociedade.
Quando um sócio questiona se é obrigatório distribuir o lucro pelos sócios a resposta é não. É sempre decidido em assembleia geral até 31 de março, isto salvo, para sociedades anónimas e sociedades por quotas.
O empresário pode ser o único sócio da sociedade e receber lucros na sua conta
Pode declarar esses rendimentos do exercício, através do Rendimentos de capitais.
Se questiona eu tenho ações de uma empresa, se vai receber dividendos, se a empresa que tem ações se distribuir lucros irá receber uma percentagem referente às suas ações.
A resposta é não, poderá distribuir a percentagem que pretender. Cuidados a ter:
Se pretende aumentar o capital social pode ser através de várias formas
Em alguns casos poderá ser necessário a consulta a um ROC (Revisor Oficial de Contas);
Para efetuar a alteração do aumento do capital social é necessária a emissão de uma ata e terá de ser registada na conservatória do registo comercial.
No aumento de capital poderá ser necessária a intervenção de um revisor no que diz respeito a suprimentos, bem como, na transformação de dividas em capital, toda esta análise carece de uma interpretação técnica de um contabilista certificado.
Ao receber dividendos provenientes de um país fora de Portugal, seja, no mercado intracomunitário ou mercado externo terá de ter atenção.
Tributação efetuada no país de origem, recolhendo ou obter em sua posso um documento oficial com o discriminado do dividendo e a sua retenção.
Rendimentos terão de ser declarados em Portugal na declaração anual de rendimento.
Solicite uma eventual reunião
Os acionistas só recebem dividendos das ações que compraram até 2 dias do seu pagamento que corresponde ao lucro.
Maioritariamente dos casos práticos as sociedades recebem posterior a março, o que quer dizer que já terão sido tributados.
O Dividend Yield é uma expressão percentual sendo um rácio financeiro (Dividendo/preço), que espelha quanto uma empresa está a pagar em dividendos por cada ano respetivo à relação ao preço das suas ações.
Pretende levar o seu negócio ao passo seguinte? Na NapConta estamos ao seu dispor para o ajudar em todo esse processo. Visite o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e a nossa equipa.
Tags: dividendos