Conheça as principais obrigações fiscais das empresas em Portugal

Publicado em

Na NapConta tomamos conta das principais obrigações fiscais das empresas nossas clientes. Ser empreendedor significa criar a sua empresa, gerir pessoas e gerir contas. Um dos principais aspetos que as empresas não podem negligenciar são as obrigações fiscais que têm de cumprir. Para isso, muitas empresas deixam estas questões financeiras para os gabinetes de contabilidade devidamente creditados e capazes de resolver todas as situações.

Se é um novo empresário, IRC, tributação autónoma e IVA são algumas das palavras e expressões que vai começar a ouvir com mais frequência.

Obrigações Fiscais das Empresas em Portugal

  • Imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC)

Todas as empresas têm de pagar IRC. Este recai sobre os lucros obtidos pela mesma. É um imposto respeitante à atividade anual de uma empresa, no entanto é pago em diversos momentos ao longo do ano. Julho, Setembro e Dezembro são alguns dos meses onde recai este imposto. Este imposto é calculado em função das vendas e prestação de serviços.

  • Tributação Autónoma

Para além do IRC, as empresas têm também de pagar impostos sobre alguns custos. A tributação autónoma é calculada através da aplicação de taxas sobre encargos como, automóveis, despesas de representação, ajudas de custo, entre outras.

  • Imposto Sobre Valor Acrescentado (IVA)

Este é um dos impostos mais importantes e as empresas são as principais canalizadoras das receitas deste imposto. Quando vende um produto ou serviço, a empresa cobra o IVA ao cliente ou paga o IVA ao seu fornecedor. E, portanto, este imposto não representa um encargo extra. As empresas têm de entregar mensalmente ou trimestralmente a declaração de IVA às finanças.

  • Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS)

Este imposto é pago pelos trabalhadores. No entanto, é a empresa que tem a obrigação de entregar ao estado esta informação. O acerto sobre o valor anual do IRS de cada contribuinte é feito após a entrega da declaração anual de rendimentos.

  • Outros impostos

Imposto do selo sobre as operações financeiras, imposto municipal sobre imóveis e o imposto único de circulação são outros impostos que a empresa poderá ter de pagar ao longo do ano.

Se necessita de um gabinete de contabilidade creditado e habilitado contacte a NapConta. Tratamos de todas as obrigações fiscais das empresas.

Tags: , , ,


Quem leu este artigo também leu

Como pedir um investimento para empresa sem recorrer ao empréstimo

investimento para empresa
Saber Mais
Tudo o que precisa de saber sobre o IRS de 2017

IRS de 2017
Saber Mais
Obrigações fiscais das empresas

Obrigações fiscais das empresas
Saber Mais