Processos burocráticos necessários para a constituição de empresas

Publicado em

Embora esteja hoje muito mais facilitada do que há alguns anos atrás, ainda há alguns passos a cumprir para constituir uma empresa em Portugal. No entanto, a constituição de empresas é hoje muito mais facilitada e pode ser feita numa manhã, bastando para tal seguir alguns passos essenciais.

Uma vez definida e ideia de negócio e a forma jurídica da empresa, basta dirigir-se um balcão Empresa na Hora, presentes nos Espaços Empresa, existentes nos balcões do IRN em várias cidades portuguesas. Deve informar-se primeiro da documentação a levar, para evitar ter de voltar atrás.

 

Passos para a constituição de empresas em Portugal

A documentação que deve levar no ato da constituição de empresas, inclui:

  • Registo comercial
  • Inscrição na Segurança Social
  • Declaração de Início de Atividade
  • Certificado de Admissibilidade
  • Depósito do capital social
  • Preparação do pacto ou ato constitutivo de sociedade

Apenas quanto tiver toda a documentação reunida, é que pode finalmente abrir a sua empresa. Se tiver dúvidas sobre o processo de constituição de empresas, pode recorrer ao Balcão do Empreendedor. Este é um serviço especialmente direcionado para empreendedores que estão a dar os primeiros passos e precisam de algum tipo de apoio sobre a sua atividade.

 

Quais os custos de constituição de empresas?

Abrir uma empresa tem um custo de 360 euros, valor despendido no registo comercial e em todas as publicações essenciais à constituição de empresas. O valor é pago no próprio ato de constituição de empresas. Refira-se apenas que, se existirem imóveis associados à constituição de empresas, estes preços poderão aumentar.

Deve consultar o IRN para se acercar do valor exato desses custos. Assim que abrir atividade, há outros custos com que deve contar, como o IRC, a Derrama, o IVA, as contribuições para a Segurança Social, os Pagamentos por Conta ou a Tributação Autónoma. Informe-se junto do seu contabilista para conhecer, em pormenor, os valores destas taxas.

 

Para saber mais sobre a constituição de empresas, contate-nos!

Tags: , , , , , , , ,


Quem leu este artigo também leu

Serviço para Startups, saiba como podemos ajudá-lo!

Saber Mais
Contabilidade, um aliado na Gestão da sua empresa!

Saber Mais
Conheça as principais obrigações fiscais das empresas em Portugal

Obrigações fiscais das empresas
Saber Mais