Projeto de Investimento: Etapas

Publicado em

Se quer construir uma empresa do zero, tem alguma ideia inovadora e diferenciadora conheça como pode definir o seu projeto de investimento.

Deve começar por desenvolver um estudo de viabilidade, que deverá conter todos os pontos críticos, impedir de cometer erros, apoiar a implementação de todo o projeto e fortalecer o sucesso desse mesmo projeto e, por fim, deve ainda realizar um estudo económico-financeiro.

O grande objetivo da elaboração de um projeto de investimento é obter um panorama 360º do projeto, ou seja, gastos, investimentos e lucro.

 

4 passos para elaborar um projeto de investimento

1º Passo: Entender o Mercado

Seja qual for o tipo de atividade, deve ser tido em conta o mercado. Para compreender o mercado de forma eficiente deve ter em consideração algumas questões:

  1. Concorrentes
  2. Pontos fortes e pontos fracos
  3. Ameaças e oportunidades
  4. Qualidade intrínseca
  5. Abordagem de marketing
  6. Vantagem competitiva
  7. Requisitos e necessidades dos clientes
  8. Potenciais clientes
  9. Motivação de compra

 

2º Passo: Estudos Técnicos

Neste passo, devem ser tidos em conta os estudos técnicos e os estudos económico-financeiros. Para a sua realização devem ser elaborados estudos de mercado, para servirem de bases ao estudo de investimento e gastos indispensáveis, assim como todos os aspetos fiscais, financeiros e económicos.

 

3º Passo: Tomada de Decisão

Nesta etapa, o projeto deve estar adequadamente sustentado e organizado. Esta é a fase de tomada de decisões, ou seja, colocar em prática o projeto.

 

4º Passo: Avaliação e Execução

Por último, deve ser avaliado e revisto todo o projeto e se foram cumpridos todos os objetivos traçados. A realização de um projeto de investimento torna-se numa mais valia no decorrer da atividade, uma vez que, é um vinculo benéfico para o departamento de gestão.

 

Na NapConta trabalhamos com contabilidade, fiscalidade e apoio à gestão de empresas. Damos apoio à criação de empresas, com o objetivo de apoiar os novos empresários em tudo o que necessitem, desde o acompanhamento à constituição de empresas e sociedades, assim como todos os requisitos necessários em cada momento futuro.

 

Tags:


Quem leu este artigo também leu

A importância de pedir estudos económicos se se candidatar a um projeto de investimento

estudos economicos
Saber Mais
Abra uma Empresa de Sucesso!

Saber Mais
Como fazer corretamente um Estudo de Viabilidade?

Saber Mais