Tudo o que precisa de saber sobre o IRS de 2017

Publicado em

Sabe e conhece tudo o que pode deduzir em termos de despesas no seu IRS de 2017? Este é um assunto muito falado e discutido entre os contribuintes. Muitas vezes a informação é escassa e nem toda a gente tem o conhecimento necessário para saber o que vai “entrar” no seu IRS de 2017.

Deve ter atenção às despesas familiares e, não se esqueça que tem de as confirmar todas no portal online e-fatura.

Para tirar partido das deduções que irá ter em sede de IRS, é necessário reunir durante o ano anterior o máximo de faturas com o seu contribuinte das despesas que teve nesse ano.

Neste artigo exclusivo da NapConta queremos ajudá-lo a esclarecer todas as suas dúvidas sobre este assunto. Consulte a nossa página de serviços de contabilidade.

Conheça que despesas pode deduzir no seu IRS de 2017

  • Despesas Gerais Familiares

Para esta categoria, entram despesas com supermercado, vestuário, combustíveis, água, luz, gás e outras. É deduzido no seu IRS, 35% das despesas gerais familiares. O máximo dedutível é até 250 euros por sujeito passivo, ou seja, corresponde à realização de despesas no valor total de 715 euros por contribuinte.

  • Saúde

A categoria da saúde é das despesas dedutíveis no IRS mais importantes. É permitido aos contribuintes abaterem no seu IRS 15% das despesas suportadas por qualquer membro do agregado familiar, até um limite de 1.000,00€.

  • Educação

Esta categoria é também das mais importantes e, uma das quais vai permitir ao contribuinte com filhos a seu cargo deduzir uma percentagem maior na sua declaração de IRS. As finanças aceitam 30% dos encargos com a educação até ao limite de 800 euros. São aceites despesas com livros, propinas, mensalidades de creches, jardins de infância, estabelecimentos de ensino básico ou secundário.  Todo o material escolar (mochilas, lápis, canetas, etc)  são despesas aceites pelas finanças, mas incluídas nas despesas gerais.

  • Habitação

Para quem solicitou um crédito à habitação até ao final de 2011, consegue deduzir 15% dos juros pagos com o crédito, num total de até 296 euros. No caso de quem viva numa casa arrendada, o benefício é um pouco maior. São aceites 15% dos montantes com rendas, até ao limite de 502 euros.

Outras despesas importantes para o seu IRS de 2017

  • Lares

Os contribuintes que possuam idosos ou pessoas com deficiência a seu cargo, podem deduzir na sua declaração 25% das despesas suportadas com lares, até ao limite de 403,75 euros.

  • Pensões de Alimentos

Aos pais que têm a obrigatoriedade de pagar uma pensão de alimentos, existe a possibilidade de deduzir esse valor na declaração de IRS. Pode deduzir 20% do montante pago a título de pensões . Para isto acontecer é necessário haver uma formalização por sentença judicial ou acordo.

  • Restaurantes, cabeleireiros, oficinas , hóteis, actividades veterinárias e passes.

É feita a dedução tendo em conta 15% do valor total do IVA, das despesas em restaurantes, cabeleireiros, reparação de automóveis,  hotéis,  actividades veterinárias e passes. Limite: 250 euros por agregado familiar.

  • PPR, donativos e outros benefícios fiscais

No total, para este tipo de aplicações pode ser abatido na sua declaração de IRS um valor máximo de 100 euros.

Nota Importante: Apenas são consideradas despesas no seu IRS quando solicita faturas com o seu número de contribuinte. Peça fatura em todas as ocasiões.

Se necessitar de um gabinete de contabilidade que trate da sua declaração de IRS de 2017, fale connosco.

Tags: , , ,


Quem leu este artigo também leu

Como abrir uma empresa em Portugal: custos e obrigações

Saber Mais
Para que servem os Estudos Económicos?

Estudos Económicos
Saber Mais
Importância da contabilidade na prestação de serviços para Startups

Importância da contabilidade na prestação de serviços para Startups
Saber Mais